Pages

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sábado, 30 de abril de 2011


Como usar o cartão de crédito corretamente

0
Qual vai ser a forma de pagamento?

- Cartão de crédito - o cliente responde




Quantas vezes já não nos pegamos dizendo essa frase. E que atire a primeira pedra quem já não se sentiu “ a salvo” com o cartão de crédito, seja para comprar um presente de última hora, imprevisto,emergência, ou só para gastar mesmo. A verdade é que essa forma de pagamento ajuda e muito a vida de muitos brasileiros que não tem o dinheiro para pagar à vista. Por outro lado, o famoso “pagamento mínimo” que muitas empresas e bancos oferecem aos clientes e a sensação de que o cartão “é para pagar só o mês que vem”, dentre outros fatores,tem feito com que muitos também se endividem. Recebem a fatura, pagam o mínimo, e assim um mês após o outro, o que gera juros incalculáveis e, que depois se tornam um pesadelo. Pra você que já passou por isso ou que ainda não passou, mas quer aprender a usar o cartão de crédito da melhor forma, sem que isso prejudique seu orçamento, o “ Pauta Variada” entrevistou por e-mail o consultor e Terapeuta Financeiro, Reinaldo Domingos, autor também de dois livros: “ Terapia Financeira” e o “Menino do Dinheiro” Confira abaixo as dicas:

 Pauta Variada- Qual o maior erro que as pessoas cometem ao comprar com o cartão de crédito?
Reinaldo Domingos - Primeiro é importante registrar que o cartão de crédito é um meio de compra e se utilizado corretamente traz muitos benefícios como: premiações, milhagens etc. Mas devido a ausência de educação financeira em nosso país, temos milhões de pessoas que se endividam por não saber utilizá-lo corretamente.

Para uma utilização adequada é importante saber que para pessoas que recebem mensalmente sua remuneração (salário) esta deverá ter apenas um cartão de crédito e para pessoas que recebem mais de 2 remunerações no mês em datas diferentes aconselho a ter no máximo 3 cartões com vencimentos nos dias 10, 20 e 30 do mês. Também o limite do cartão de crédito não deverá ultrapassar 30% do valor total do ganho mensal exemplo: para um ganho de mil reais o limite do cartão deverá ser de trezentos reais.

Não podemos remar contra a maré, portanto utilizar o cartão de crédito deverá ser algo plenamente aceito por todos, mas sempre com muita disciplina. Registro como principal erro a falta de educação financeira por parte de nossa população brasileira.

Pauta Variada - Por qual motivo o cartão de crédito é o principal vilão e um dos responsáveis pelo endividamento dos brasileiros?

Reinaldo Domingos - A falta de educação financeira e de respeito ao dinheiro tem sido o grande vilão desta historia. Nós do Instituto DSOP de Educação Financeira www.dsop.com.br estamos combatendo a causa deste problema, levando para as salas de aulas do ensino básico (infantil, fundamental e médio) a disciplina educação financeira e principalmente capacitando os maiores protagonistas que são os nossos professores, certamente por meio deles e das escolas é que estaremos combatendo a causa e não mais o efeito do endividamento não consciente.

Pauta Variada - Qual a dica que você dá para quem usa os cartões de crédito como forma de pagamento ?

Reinaldo Domingos - Respeite seus limites, saiba que esta ferramenta é uma forma de pagamento, mas o dinheiro é que paga realmente a conta das compras feitas pelo mesmo.

Tenha sempre limites que possam ser honrados mensalmente. O cartão de crédito é uma realidade mundial e não dá para fugir desta ferramenta de meio de compras e sim utilizar o que ele tem de melhor, segurança, premiações, milhagens entre outros.



Pra você que quer saber mais sobre o DSOP e sobre educação financeira. Acesse: http://www.dsop.com.br/




0 comentários:

Postar um comentário