Pages

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 25 de abril de 2011


Festa do Pinhão promete atrair 20 mil visitantes para Cunha

0
Quem já não ouviu falar da Estância Climática de Cunha? Conhecida como a terra do artesanato, cidade dos fuscas, das festas religiosas como a do Divino, por exemplo, Cunha iniciou no último dia 15 a décima primeira edição da festa do Pinhão.
A Festa foi criada em 2001 com o objetivo de fomentar o turismo na cidade. Em 2002, criou-se também paralelamente à festa, o Festival gastronômico do Pinhão, onde os restaurantes e pousadas ficam encarregados de criar pratos à base da semente.
Este ano, toda a estrutura da festa como barracas de alimentação e palco migrou para o Parque Lava-Pés. Nos anos anteriores, a festa era realizada na Praça Principal. De acordo com o diretor de Turismo e Cultura da cidade, Otávio Calckman, a mudança de local se deve ao fato de que a data da festa coincidiu com a semana santa. “A Praça já não está mais comportando o número de visitantes nessa época , então temos que pensar na segurança, no conforto das pessoas que vão nos prestigiar. Outro fator que contribuiu muito foi a área para estacionamento . Hoje, o entorno do centro, da praça, é muito limitado , ainda mais com os fechamentos de rua por causa de procissão, isso acaba virando um transtorno para o visitante que muitas vezes não conhece Cunha e acaba ficando um pouco perdido”, ressalta.
Ainda de acordo com Calckman, a cidade espera receber 20 mil visitantes para a festa.Quem for até lá, poderá comer bolo de pinhão, bombom de pinhão, e outras iguarias feitas com a semente da araucária que são o destaque da festa que vai até o dia 08 de maio. No “Rancho do Pinhão”, o turista poderá também se deliciar com a canjiquinha, prato tradicional da cidade, que é preparada no fogão à lenha.
Nas barracas de artesanato, panos de prato, lembrancinhas de Cunha e outros itens também são vendidos aos turistas que querem levar para casa algo da cidade.

Novo espaço da festa - Parque Lava-pés
Palco Principal

Rancho do Pinhão onde se servem pratos típicos de Cunha e são realizados alguns shows

A programação


Para os que gostam de boa música, a cidade preparou um repertório variado.“Nós temos toda sexta, sábado e domingo uma programação noturna com show principal . Durante o dia, também temos apresentação de congada, grupo de catira, tem desde música country , jazz, até MPB, a programação está bem variada e atingindo todos os gostos”, conta o diretor de turismo.
De acordo com Éber Santos, auxiliar administrativo da Cunhatur, Associação de empresários que fomenta o turismo em Cunha, a festa é organizada pela Prefeitura da cidade por meio da coordenadoria de turismo e cultura e em parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento. Para a elaboração do festival gastronômico, a Associação faz o contato com os restaurantes e depois faz um livreto com as receitas que cada estabelecimento vai servir durante a festa.
A Festa do Pinhão agrega também valores culturais, várias exposições e lançamentos de livros poderão ser conferidos.
O casal Silas Leite e Nadir Espíndola, que participam todos os anos da festa,gostam da programação e recomendam a visita.“ O novo espaço está maravilhoso, a gente vem todo ano para a festa, toda festa sempre foi boa, gostamos do que eles fazem aqui, dos shows, do movimento, das barracas e de tudo que eles apresentam sobre cultura, está tudo de bom,recomendo bastante ”.


Casal prestigiando a festa
A colheita do Pinhão
Quando chega o mês de abril, é hora da colheita do pinhão.
Em Cunha, várias Associações de Bairro fazem a coleta da semente, principalmente a Associação do Bairro Paraibuna, zona rural da cidade, onde há maior concentração de bosques de araucárias. Alguns homens escalam a imensa árvore formada também por longos galhos e, com um facão retiram as pinhas. Quando descem, colocam-nas em um carrinho de mão. O transporte das pinhas é feito por um burrico que carrega dois cestos, um de cada lado. Enquanto isso, as mulheres das associações vão debulhando as pinhas para a retirada do pinhão. Todo esse procedimento da colheita do Pinhão pode ser acompanhado por turistas durante o período que ocorre a festa no sítio da Associação do Bairro Paraibuna que fica na Rodovia Cunha - Paraty. Siga até o Km 56, 5. De lá até o sítio, são 7 km de estrada de terra.



Araucária - Foto: Soraia Alves

Culinária
Durante o período que ocorre a festa, pratos com a semente da Araucária podem ser degustados nos restaurantes e pousadas que estão participando do Festival Gastronômico do Pinhão, mas a iguaria não é atração somente nos meses de abril e maio. Em toda época do ano, é possível experimentar pratos diferenciados que levam a semente. Isso porque alguns donos de restaurantes congelam o pinhão para ele durar mais. O cozinheiro e proprietário de uma pousada e restaurante da cidade, Edyr Barreto, é um deles.

“Aqui a região é bem forte no pinhão, tem bastante araucária. O nosso pinhão é dado como um dos melhores no Brasil. A produção daqui é de qualidade, no tamanho, na beleza e no sabor também. O pessoal que vem pra cá, sem dúvida nenhuma quer saber da culinária com pinhão. E tem um processo aqui para guardar o pinhão que você tira o ar dele para ter um período longo, ou pode ser em natura mesmo, você congela e depois cozinha, perde um pouco mais do sabor, mas é pouca coisa”, explica.

Mas você sabe o valor nutritivo do pinhão? Vale ressaltar que o pinhão de acordo com informações disponibilizadas pela Cunhatur, é uma importante fonte de energia, cálcio e fosfato. Uma araucária demora 15 anos para produzir o pinhão e por ano produzem em média 80 pinhas por ano, o que dá cerca de 90 pinhões por pinha e sete mil pinhões por árvore.

A cidade de Cunha é uma das maiores produtoras da semente do Estado de São Paulo, colhendo cerca de 800 a 1.000 toneladas por ano. Vale lembrar que a festa vai até o dia 08 de maio e acontece na Praça do Parque Lava-Pés. A programação completa pode ser conferida no site: http://www.cunha.sp.gov.br/.


Festa do Pinhão-Cunha - Foto: Soraia Alves

0 comentários:

Postar um comentário