Pages

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 16 de maio de 2011


Inimigas do meio ambiente: Sacolas plásticas estão com os dias contados

0
Elas estão por toda a parte, nos supermercados, nas padarias, debaixo das pias das donas de casa e pelas ruas da cidade. Não há quem não ache a sacola plástica um meio mais fácil para transportar alimentos ou outros objetos. Embora a maioria dos brasileiros esteja acostumada a pedir as sacolas plásticas nos estabelecimentos, o que pouca gente ainda sabe, apesar das campanhas que tem sido feitas é que uma sacola plástica leva de 100 a 400 anos para se decompor.


Foto: Soraia Alves

Preocupados com esse cenário, o governo do Estado de São Paulo e a APAS, Associação Paulista de Supermercados, assinaram um acordo nesta semana para acabar com o uso das sacolas nos supermercados paulistas. Até o final do ano, o setor supermercadista deve dar opções aos consumidores para que estes deixem de usar as sacolas plásticas.

A proprietária da padaria e confeitaria Lorenense, Neide dos Santos, é a favor da proibição. “Eu acho excelente, temos que colaborar com o meio- ambiente porque tudo influi, hoje estamos sofrendo com o clima, com as doenças. O plástico acaba com a natureza e outras coisas também , mas acho que o plástico é o pior. Temos que colaborar pra ter mais saúde e mais vida, até as crianças hoje sofrem com problemas de respiração, antes o pessoal antigo não tinha tanta doença igual temos agora, então temos que fazer essa boa ação”, ressalta.

Apesar da lei ainda não ser realidade em Lorena, alguns supermercados da cidade já adotam medidas de conscientização e alternativas para os consumidores deixarem de usar as sacolinhas.

De acordo com o gerente de Lojas do Supermercado Vilela, Nelson Cardoso de Paula, essa conscientização é importante para evitar a poluição e a degradação do meio-ambiente.“Acho que o incentivo veio na hora certa e a população precisa se conscientizar e contribuir com a natureza. O Vilela já está alertando os consumidores com alguns avisos que estão sendo colocados em um caixa sim, outro não, pra reduzir o consumo de sacolas.Oferecemos também caixas de papelão para o consumidor levar seus produtos e já irem se acostumando até que a nova lei seja aplicada aqui em Lorena”, explica.

Já no supermercado Pão de Açúcar, o consumidor pode encontrar sacolas retornáveis como alternativa as sacolas plásticas.


Supermercado Vilela também conscientiza consumidores


Sacolas retornáveis disponibilizadas no Pão de Açúcar
 A dona de casa, Fátima Aparecida de Oliveira, concorda com o uso de outros materiais recicláveis. “Acho que a proibição é muito importante, pois a sacola faz muito mal pro meio- ambiente, se tivesse um outro material reciclável faria menos mal pra nós, nossos filhos e netos.

O “tomador de conta” , Laércio de Souza, também acha certo que a sacola plástica não seja mais utilizada. “O plástico demora pra acabar e o papel é mais rápido”, diz.

A sacola de feira ou de pano também pode ser uma boa aliada na hora de fazer as compras, como lembra o aposentado Pedro Barbosa. “No tempo do meu pai era saco de algodão, comprido, cada quilo era um saquinho pequenininho que era de algodão ,de pano, depois que foi mudando e o povo foi começando a usar a sacola”.

Informações publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo, apontam que no Brasil são produzidas 210 mil toneladas por ano de plástico filme( matéria-prima da sacola), o que contabiliza 18 bilhões de sacolinhas plásticas circulando no país.

De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente,os brasileiros consomem 1,5 milhões( um milhão e meio) de sacolas plásticas por hora, 33 milhões de sacolas por dia e 12 bilhões por ano.

Os números impressionam , mas engana-se quem pensa que a sacola plástica somente tem como prejuízo o lento processo de decomposição na natureza. Estimativas do Ministério do Meio Ambiente apontam que o uso inadequado das sacolas plásticas contaminam os rios, entopem bueiros, causam enchentes e matam um milhão de animais marinhos por ano.

FAÇA SUA PARTE

Quando for ao mercado de carro, prefira levar as caixas de papelão disponibilizadas no supermercado ao invés das sacolas plásticas, assim você evitará um consumo desnecessário e contribuirá com o meio ambiente.
Já para quem vai às compras a pé ou de ônibus, especialistas recomendam levar (dependendo da quantidade da compra) a tradicional sacola de feira, ecobags ou sacolas retornáveis. Para as donas de casa, o mais correto é colocar o lixo em sacos de lixo preto que geralmente podem ser reciclados. Na hora de comprá-los, verifique na embalagem se o material é reciclável.

Quer fazer sua parte? Recuse sacolas plásticas. No canto direito do blog, há um contador. Cada vez que você recusar uma sacola descartável clique no ícone. A campanha e a iniciativa são do site: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/sacolas-descartaveis-plasticas-contador-490006.shtml. Se cada um fizer o seu papel, poderemos contribuir e, muito, com a natureza.

0 comentários:

Postar um comentário