Pages

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 12 de agosto de 2011


Empreendedorismo: Abrir um negócio próprio requer planejamento e paciência

0
Não receber ordens, controlar o seu próprio tempo, ganhar mais dinheiro... Quem nunca sonhou com isso? Abrir o próprio negócio faz parte dos sonhos da maioria dos brasileiros. De acordo com dados do SEBRAE, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, 15 % das pessoas que estão entre os 18 e 24 anos querem empreender, número que equivale a 3,82 milhões de jovens .
Estima-se também que o comércio seja a atividade mais escolhida dos empreendedores para se investir e alcançar o sucesso. Preferida também de Sebastião Francisco Oliveira que era supervisor de produção de uma fábrica até decidir montar o seu próprio negócio. Foi o irmão quem o incentivou a abrir uma locadora no Bairro da Cruz,em Lorena, e foi o que ele fez. Tempo depois, em 2003, o comerciante e a mulher Marília Alves Sampaio, motivados pelo sucesso do empreendimento resolveram abrir outra locadora na Vila Geny, onde trabalham até hoje. De acordo com Sebastião Oliveira, como em toda profissão, ter o próprio negócio também tem suas vantagens e desvantagens.
“ O lado de ser proprietário tem algumas vantagens,você pode teoricamente fazer o seu horário , embora fique mais preso do que dentro de uma fábrica onde é funcionário. E, a locadora prende muito em questão de final de semana onde tem mais movimento, e também tem hoje a pirataria. Até três anos atrás a locadora era excelente em termos de negócio. Hoje, caiu mais de 40% a locação de filmes devido a pirataria , mas temos nossos clientes aqui , esse ano faz 8 anos que estamos com a locadora, pois fizemos dos clientes, também nossos amigos”, ressalta.

Marília Sampaio e Sebastião Oliveira donos da locadora
Foto: Soraia Alves
Apesar do sucesso do empreendimento, nem todo mundo consegue abrir uma empresa e se sair bem. Pesquisa realizada pelo SEBRAE, Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas demonstraram que quase metade das micro e pequenas empresas fecham as portas antes mesmo de completar dois anos de vida.De acordo com o comerciante Sebastião Oliveira, vários fatores contribuem para o sucesso de um negócio e, o atendimento ao cliente é um deles. “Mais de 50 %da sobrevivência de um negocio é o atendimento ao cliente, conseguimos nosso retorno graças aos clientes que conquistamos. Quem quer montar um negócio tem que saber atender e ter funcionários que saibam atender também”,ressalta.

Já a esposa do comerciante, Marília Sampaio diz que para ter sucesso no empreendimento é preciso ter todos os documentos legalizados. “Para ter um negocio próprio você precisa estar com todos os impostos em dia, não adianta você querer abrir alguma coisa sem a documentação, pois aí você vai complicando a situação, abra de forma correta, legalizada”, aconselha.

Montar um negócio próprio requer ainda paciência e investimento. Segundo Sebastião Oliveira, não adianta o trabalhador largar o emprego, largar tudo e, simplesmente decidir abrir uma empresa ou comércio.

“Você tem que ter uma estrutura, não simplesmente fazer loucura, pesquise bem, não entre em muitas dívidas, tenha capital de giro. Quem quer montar um negócio precisa pesquisar, fazer um curso no SEBRAE sobre empreendedorismo, conversar com alguém que já esteja no ramo para dar algumas dicas. É preciso também um tempo de espera para um retorno, você tem que plantar para colher lá na frente”, recomenda.

0 comentários:

Postar um comentário